O MUNICÍPIO

            Localizado estrategicamente junto às principais rodovias do país, Presidente Dutra, Washington Luíz, Avenida Brasil, Linhas Vermelha e Amarela, o município de Duque de Caxias ocupa o segundo lugar no ranking de arrecadação de ICMS do estado do Rio de Janeiro, perdendo somente para a capital, de acordo com pesquisas da Fundação CIDE. Segundo dados do IBGE, Duque de Caxias possui uma população de 855.046 habitantes e um Produto Interno Bruto na ordem de R$25.001.454,00, sendo o PIB per capita de R$33.398,00.
            A arrancada no desenvolvimento econômico do município teve início com a implantação da Refinaria de Duque de Caxias na década de 60. A empresa atraiu também outros gigantes do setor de petróleo: Shell, Texaco, Mobil, Petroflex. Os principais segmentos industriais no município são químico/petroquímico, metalúrgico/gás, plástico, mobiliário, têxtil/vestuário. Atualmente, empresas de vários segmentos têm se instalado em Duque de Caxias, tais como Jornal O Globo, Carrefour e Casas Bahia; aproveitando a privilegiada posição do município, sendo o número de 11.763 unidades de empresas cadastradas, segundo dados do IBGE.
            A população caxiense encontra-se dividida em 41 bairros e quatro distritos (468 km²). Os bairros dividem-se da seguinte forma:
. 1º Distrito: Duque de Caxias
. 2º Distrito: Campos Elíseos (Distrito Sede)
. 3º Distrito: Imbariê
. 4º Distrito: Xerém
O Primeiro Distrito, Duque de Caxias, com características de área predominantemente urbana, ocupa 41 Km2, está situado ao sul, estando constituído pelos seguintes bairros: Centro, Gramacho, Olavo Bilac, Bar dos Cavaleiros, Parque Duque, Jardim 25 de Agosto, Vila São Luís, Dr. Laureano, Periquitos e Parque Sarapuí.
O Segundo Distrito, Campos Elísios, ocupando uma área de 98 Km2 na região centro-oeste do município, também apresenta características de área predominantemente urbana, compreendendo os seguintes bairros: Campos Elíseos (sede), Jardim Primavera, Saracuruna, parte de Santa Cruz da Serra, Parque Fluminense, Pilar, Vila São José, São Bento, parte da Cidade dos Meninos, Figueira, Cangulo, parte da Chácara Rio-Petrópolis e Arcompo, e parte do Parque Eldorado.
O Terceiro Distrito, Imbariê, situado à nordeste do município, com cerca de 64 Km2, e ocupado por grandes áreas rurais, abrange os seguintes bairros: Imbariê (sede), Parada Angélica, parte de Sta. Cruz da Serra, parte de Sto. Antônio , parte do Meio da Serra, Parada Morabí, Jardim Anhangá, Cidade Parque Paulista, Bairro Branco, Santa Lúcia e Taquara.
O Quarto e último Distrito, Xerém, a noroeste, possui caracteristícas predominantemente rurais. É o maior dos distritos, ocupando uma área de cerca de 240 Km2 e compreendendo os seguintes bairros: Xerém (sede), Mantiquira, Capivarí, Amapá, parte da Cidade dos Meninos, parte da Chácara Rio-Petrópolis, parte do Parque Eldorado, Lamarão, parte de Santo Antônio, e parte do Meio da Serra.






PONTOS TURÍSTICOS

         A Igreja Nossa Senhora do Rosário faz parte do Núcleo Colonial de São Bento, localizada no bairro de São Bento. A edificação da igreja é primitiva, com poucas alterações tendo sido construída, provavelmente, entre os anos de 1645 a 1648, século XVII.

         Outro importante patrimônio cultural,  arquitetônico e religioso é a Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Ela foi fundada em 1696, século XVII. Apesar de tombada em 25 de maio de 1938, o prédio da igreja encontra-se em precário estado de conservação.



           O Museu Histórico de Duque de Caxias, localizado no bairro da Taquara, foi construído ao lado do alicerce, isto é, base que sustentava as paredes da casa onde nasceu Luiz Alves de Lima e Silva, em 1803, segundo alguns historiadores. No Museu Histórico, são encontrados objetos pessoais, armas e uniformes usados pelo Patrono do município de Duque de Caxias e do Exército Brasileiro. 


           Existe na região de Xerém um antigo templo, provavelmente do século XVIII, construído de pedra e cal e que está em ruínas, a Capela Santa Rita da Posse, conhecida pela população local como "Igreja Velha".

            A Refinaria de Duque de Caxias - REDUC é hoje a mais completa refinaria do sistema Petrobrás, tendo sido inaugurada em 1961, com apenas seis unidades, além da casa de força. Localizada na Rodovia Washington Luíz, Km 113,7, no distrito de Campos Elísios.


           A Câmara Municipal do município, antigamente localizada na Av. Rio-Petrópolis, funcionava no mesmo prédio da Prefeitura Municipal. Em 23 de outubro de 1969, tendo como presidente da Câmara, o vereador Henrique de Oliveira Pessanha, é inaugurado o novo prédio do poder Legislativo Municipal no bairro 25 de Agosto. Já a Prefeitura Municipal ganha sua nova sede em 27 de março de 1998, localizada em frente à Praça Benzo de Cavour, bairro Jardim Primavera.



 

2 comentários:

  1. Gostei dessas informações serviu para acrescentar nos meus estudos a respeito desse municipio.

    ResponderExcluir
  2. Como faço pra denunciar a desordem e descumprimento de isolamento social em Saracuruna?

    ResponderExcluir