EQUILIBRE-SE


O mulherão
          Peça para um homem descrever um mulherão. Ele imediatamente vai falar do tamanho dos seios, na medida da cintura, no volume dos lábios,nas pernas,bumbum e cor dos olhos.Ou vai dizer que mulherão tem que ser loira,1,80m,siliconada,sorriso colgate.Mulherões,dentro deste conceito,não existem muitas:Vera Fischer,Letícia Spiller,Malu Mader,Adriane Galisteu,Lumas e Brunas.Agora pergunte para uma mulher o que ela considera um mulherão e você vai descobrir que tem uma a cada esquina.
         

 Mulherão é aquela que pega dois ônibus por dia para ir ao trabalho e mais dois para voltar, e quando chega em casa encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome.Mulherão é aquela que vai de madrugada para a fila garantir matricula na escola e aquela aposentada que passa horas em pé na fila do banco para buscar uma pensão de 100 Reais.
Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda a sexta, e uma família todos os dias da semana. Mulherão é quem volta do supermercado segurando várias sacolas depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento. Mulherão é aquela que se depila que passa cremes, que se maquia que faz dieta, que malha que usa salto alto, meia-calça, ajeita o cabelo e se perfuma, mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista. Mulherão é quem leva os filhos na escola, busca os filhos na escola, leva os filhos para a natação, busca os filhos na natação,leva os filhos para a cama,conta histórias,dá um beijo e apaga a luz.Mulherão é aquela mãe de adolescente que não dorme enquanto ele não chega, e que de manhã bem cedo já está de pé, esquentando o leite.
Mulherão é quem leciona em troca de um salário mínimo, é quem faz serviços voluntários, é quem opera pacientes, é quem lava roupa pra fora, é quem bota a mesa, cozinha o feijão e à tarde trabalha atrás de um balcão.Mulherão é quem cria filhos sozinha, quem dá expediente de oito horas e enfrenta menopausa,TPM,menstruação. Mulherão é quem arruma os armários, coloca flores nos vasos, fecha a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantém a geladeira cheia e os cinzeiros vazios. Mulherão é quem sabe onde cada coisa está o que cada filho sente e qual o melhor remédio pra azia.
LUMAS, BRUNAS, CARLAS, LUANAS E SHEILAS: Mulheres nota dez no quesito lindas de morrer, mas MULHERÃO DE VERDADE É QUEM MATA UM LEÃO POR DIA.
Martha Medeiros
08/03/2012 - Feliz Dia Internacional das Mulheres

PENSE NISSO...




JJJJJJJJJJJJJJ



O Tempo


A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.



JJJJJJJJJJJJJJ


12 dicas para levar uma vida mais simples

Mário Quintana

    Se há alguma coisa que você não quer na vida, pare de se preocupar com ela e para de falar nela! É a energia que você investe que a mantém viva. Retire essa energia, e o problema desaparecerá. A briga é o exemplo perfeito: se o seu companheiro voltar para casa procurando briga e você se recusar a discutir, o que acontecerá? Só restará ao companheiro brigar consigo mesmo!
  Sempre que você estiver preocupado, constrangido ou simplesmente pensando em alguma coisa, as outras pessoas continuarão falando nela. Quando a gente de fato abre mão de uma coisa emocionalmente, ela se evapora. Isso leva a outro princípio: quando largamos uma coisa, ela nos larga. Ou seja: enquanto você estiver se defendendo, as pessoas o atacarão. Por quê? Porque nós só nos defendemos quando estamos inseguros quanto à nossa situação. Verdade!
   Quer um exemplo? Digamos que você seja objeto de fofocas no escritório. Se começar a fazer declarações públicas afirmando a sua inocência, só estará botando lenha na fogueira. Basta não fazer caso para que tudo passe. Não estou dizendo que você não deva se defender. Não. O que quero dizer é que, enquanto protestamos e sofremos, enquanto estivermos saltando de um lado para outro, manteremos o problema vivo. Eu me lembro de ter visto passeatas de protestos nos anos 60. Perguntei ao meu pai: “Por que eles se espancam assim?”. E ele respondeu: “Porque querem a paz!” 
    Em poucas palavras: Se você transformar a vida numa campanha contra o que quer que seja, as coisas que combate se expandirão. Decida do que você está a favor.


Andrew Matthews, no livro “Siga seu coração”
1. Elimine o que não precisa
Está precisando organizar seu escritório, guarda-roupa, cozinha, estante ou outro lugar qualquer? Comece juntando tudo e separando em três grupos: lixo, doação e avaliação.
Em relação a “lixo” e “doação” não preciso nem falar nada, está claro. O grupo de coisas que sobrar em “avaliação”, como o nome mesmo diz, deve ter sua importância e utilidade reavaliadas. Mantenha apenas o que realmente é usado e que tem valor econômico e/ou sentimental. Mas cuidado, não seja sentimental demais. E também não se apegue a coisas velhas.
2. Faça uma coisa de cada vez
Se você quer fazer algo bem feito e de forma eficiente, evite distrações enquanto o estiver fazendo e foque apenas em uma tarefa por vez. Se for necessário, deslique telefones, Internet, televisão, rádio e etc.
Escolha um lugar reservado, evite crianças, animais de estimação, esposa (ou marido). Você fará o trabalho mais rapidamente, e ao final sobrará mais tempo para ficar com as pessoas que ama.
Só comece uma nova tarefa quando tiver terminado a anterior.
Você pode e deve definir horários de início e fim para cada atividade. Por exemplo: trabalhar em um projeto das 8:00hs às 11:00hs e das 11:00hs às 12:00hs ler e responder e-mails.
Monte o seu cronograma. O stress vai diminuir.
3. Defina uma lista de prioridades
Crie uma pequena lista com prioridades. Você deve incluir aquilo que realmente gosta de fazer e é importante em sua vida.
Exemplos: brincar com os filhos, estar com a família, fazer ginástica, etc.
Com essa lista criada, tente eliminar da sua vida tudo que não é prioridade.
4. Dê um tempo
Você está se sentindo sobrecarregado e já não sobra tempo para mais nada? E novas tarefas não param de aparecer?
Ok, dê um tempo para você. Respire fundo e tome a decisão de não aceitar novas solicitações por uma semana.
Educadamente você irá negar qualquer nova tarefa, ou na pior das hipóteses, adiar para a semana seguinte. Sem novas atribuições por uma semana, foque nas pendências e tente concluí-las.
Repetir esse processo sempre que necessário.
Uma dica: se você tem algo para fazer, e sobrou tempo, faça o quanto antes. Não deixe para depois, pois você não sabe quantas novas responsabilidades poderão surgir.
5. Comece o dia em paz
Esta talvez seja uma das dicas mais importantes.
Acorde, olhe ao seu redor e agradeça pela sua vida e tudo que tem. Encontre beleza e valor nas pequenas coisas. Sorria!
Tente tomar seu café tranquilamente. Eu sei, nem sempre isso é possível, mas tente! Dez ou quinze minutos de tranquilidade farão diferença no resto do seu dia.
6. Cuide da alimentação
Manter dietas elaboradas é uma coisa complicada, portanto vamos simplificar.
Para ter saúde, evite comidas industrializadas. Essa é a regra básica.
Coma de tudo um pouco, várias vezes e em quantidades menores. Dê preferência a frutas e vegetais, carnes magras, grãos integrais, leite magro, feijão e boa gordura como a encontrada em nozes.
Não tem que ser complicado.
7. Livre-se da mídia
Atualmente somos sobrecarregados com toneladas de informação vindas das mais diferentes fontes. Se isto está atrapalhando a sua vida, de forma que não sobra tempo para fazer o que você gosta, experimente eliminar algumas mídias da sua vida. TV a cabo, DVDs, jornais, assinatura de revistas, Internet, etc.
É claro que você não precisa deixar de ver aquele seu programa de TV favorito ou ainda parar de ler um livro ou blog que gosta.
Basta ser moderado e ter bom senso.
8. Não perca tempo com e-mails
Às vezes perdemos muito tempo lendo e escrevendo e-mails.
Se estiver sobrecarregado, leia apenas as mensagens de quem você conhece. E escreva mensagens curtas, focando somente o essencial.
Pode parecer grosseira uma mensagem com poucas palavras, mas é apenas uma questão de simplicidade.
9. Quarentena para compras
Esta dica é ótima para quem não quer ser vencido pelo monstro das compras por impulso.
Se quiser comprar alguma coisa, antes de fazê-lo, anote seu desejo e aguarde por um período de 30 a 40 dias. Se depois desse período ainda sentir necessidade de comprar, ok vá em frente.
Claro que isso não se aplica a necessidades básicas e de rotina, como por exemplo remédios e mercearia.
10. Simplifique suas roupas
Essa não vai agradar muito à mulherada.
Mas o fato é que roupas mais básicas e com menos variação de cores, certamente facilitam a sua vida na hora de escolher e combiná-las.
Isso não significa andar mal vestido, veja bem! Significa apenas que você não precisa ter uma quantidade imensa de roupas.
Escolha suas cores preferidas e se baseie nelas na hora de montar seu guarda roupa.
11. Trabalhe apenas o necessário
Nem todos podem se dar a esse luxo.
Mas se você é um dos afortunados que tem esse privilégio, estabeleça rotinas de trabalho com horários fixos e que melhor se adaptem ao seu estilo de vida. Seja disciplinado e faça o necessário para que as coisas sejam concluídas de forma correta, mas evite desgastes desnecessários e não perca tempo com atividades improdutivas.
Tire férias. São necessárias e muito importantes para renovar as energias e descarregar as tensões.
12. Espaço é limitado
Sabemos que espaço é limitado, ainda mais nos dias de hoje, onde as moradias estão cada vez mais compactas. E quer coisa pior do que não ter espaço dentro de sua própria casa?! Vale também para gavetas, armários, mesas e etc.
A solução é parar de querer guardar tudo. Mantenha apenas o que realmente você usa. Isso irá forçar você a ser mais simples e prático. Além de liberar espaço, claro.



JJJJJJJJJJJJJJ




As Três Peneiras de Sócrates

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.



JJJJJJJJJJJJJJ





O FRASCO DE MAIONESE E O CAFÉ
 Quando as coisas na vida parecem demasiadas, quando 24 horas por dia não são suficientes...

Lembre-se do frasco de maionese e do café.
Um professor, durante a sua aula de filosofia, sem dizer uma palavra, pega um frasco de maionese vazio e enche com bolas de ping pong.
A seguir, perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam, SIM.
Então, o professor pega uma porção de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese.
 As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de ping pong.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que SIM.
Então... o professor pegou uma porção de areia e colocou dentro do frasco de maionese.
 Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e, uma vez mais, o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unanimidade. SIM. Em seguida, o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre os grãos de areia.  Os estudantes, nesta ocasião começaram a rir, mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:
'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.
As bolas de ping pong são as coisas Importantes: como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE.
São coisas, que mesmo se perdêssemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.
As pedrinhas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.

A areia é tudo o demais, as pequenas coisas.
'Se puséssemos  a areia no frasco primeiro, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de ping pong. O mesmo acontece com a vida'.
Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.
Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade.
Brinque ensinando  os seus filhos;
Arranje tempo para ir ao medico;
 Namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora;
Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos;
Pratique o seu esporte ou hobbie favorito.
Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro...
Ocupe-se sempre das bolas de ping pong, em  1º lugar, porque representam as coisas que realmente importam na sua vida.
 Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...  Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.
O professor sorriu e disse:
 "...o café é só para demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um cafezinho com um amigo... como VOCÊ "


JJJJJJJJJJJJJJ



HOJE
Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo, ou agradecer as águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar  graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso sentir tédio com as tarefas da casa ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com as tarefas da casa ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.
Posso lamentar decepções com amigos, ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei , posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que posso dar forma. Tudo depende só de mim.


JJJJJJJJJJJJJJ



10 dicas para viver mais
Comer e dormir bem, estar em constante atividade, tomar sol, beber água, consultar o médico regularmente e cultivar a espiritualidade são as dicas dos especialistas.

ALIMENTAÇÃO I — A boa alimentação diminui a necessidade de remédios, diz o especialista em envelhecimento Kose Horibe. E, para se alimentar bem, não há mistério, diz a nutricionista Mônica Dalmácio: “Prefira os alimentos frescos, frutas, legumes, verduras, carnes, e evite o que é enlatado, empacotado, embutido, cheio de conservantes, sal e gordura. O problema hoje é que, por falta de tempo, as famílias não comem mais arroz e feijão, e o índice de consumo de frutas, legumes e verduras é baixíssimo. As pessoas preferem comer alimentos industriais, sem pensar no que isso pode acarretar no futuro”. Substâncias industrializadas como embutidos, gorduras e doces podem aumentar a produção de radicais livres.

ALIMENTAÇÃO II — Em dúvida do que comer? Tenha a certeza de estar consumindo alimentos saudáveis e variados. É o que vai garantir que seu organismo absorva todos os nutrientes necessários.

ÁGUA — O mais importante é beber água para fazer os órgãos funcionarem bem: em média 2,5 litros por dia, segundo o geriatra Márcio Niemeyer. Quem faz atividade física pesada produz mais radicais livres, e deve tomar ainda mais cuidado com a hidratação. Toda ingestão de líquidos entra nesta conta, mas algumas bebidas são melhores que outras: quem toma muita Coca-Cola, exemplifica o médico, deixa de absorver cálcio e fósforo na quantidade ideal. E nada de beber água demais para enganar a fome.

EXAMES PERIÓDICOS — É melhor prevenir do que remediar. Fazer exames na freqüência determinada pelos especialistas ou procurar um médico ao perceber que algo não vai bem evitará maiores problemas.

SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS — Só devem ser usados por atletas ou pessoas com problemas para ingerir um determinado nutriente. Quem está bem de saúde pode até se prejudicar se tomá-los: uma pessoa que ingira muita vitamina A, por exemplo, fica mais propensa a sofrer lesões e a ter hepatite. Se a vitamina em excesso no organismo for a E, o risco é ter um distúrbio na coagulação do sangue.

MENOS É MAIS — Comer menos é bom. A partir dos 30 anos, as funções do corpo iniciam uma linha descendente; logo, ele não precisa de tantas calorias para se manter. O correto é comer moderadamente, a cada três horas. Pode-se somar uma média de 20 calorias por quilo para calcular as necessidades diárias, diz Márcio Niemeyer.

EQUILÍBRIO — Além de comer bem, dormir o suficiente, praticar exercícios e evitar vícios, equilibrar o tempo dedicado a trabalho, família e amigos evita o estresse e, portanto, previne males como depressão e ansiedade e proporciona mais qualidade de vida.

ATIVIDADE CONSTANTE — Aqui não se fala apenas em exercício físico. Especialista em antienvelhecimento, o cirurgião plástico Kose Horibe diz que nossa cultura é a de trabalhar e, depois, deixar o corpo repousar, na época da aposentadoria. Mas, comparando nosso corpo a uma máquina, ele diz que é preciso manter-se ativo: afinal, o homem foi “projetado” para tal.

SOL — É praticamente a única fonte de vitamina D, e fundamental para evitar problemas ósseos e nos dentários, diz Mônica Dalmácio. Outra é o óleo de fígado de bacalhau. A nutricinista recomenda de 15 a 20 minutos de exposição ao sol por dia, nos horários adequados (bem cedo ou no fim da tarde).

ESPIRITUALIDADE — Kose Horibe lembra que até a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, para ter saúde, é preciso ter equilibrío entre corpo, mente e espírito, no sentido de estar em harmonia com a natureza.




JJJJJJJJJJJJJJ



9  formas de estimular a leitura

1.            Leia sempre. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá seu exemplo naturalmente;
2.            Leia e conte histórias para ele desde bebê. Pesquisas comprovam que o contato com narrativas melhora o desempenho escolar no futuro. É importante usar a emoção.
3.            Dê livros, revistas e gibis de presente para ele e para seus amigos;
4.            Deixe os livros ao alcance das mãos para que ele folheie, veja as figuras e invente histórias;
5.            Reserve um horário do dia para a leitura de livros e revistas e transforme esse tempo em um momento de prazer.
6.            Comente o livro com ele e o incentive a contar a história a alguém;
7.            Repita a leitura do mesmo livro quantas vezes ele quiser;
8.            Leve-o para explorar as bibliotecas e livrarias próximas de sua casa;
9.            Estimule atividades que envolvam leitura – jogos, receitas, mapas.



JJJJJJJJJJJJJJ


TRANQUILIDADE
Comece o dia na luz da oração
O amor de Deus nunca falha.
Aceite qualquer dificuldade sem discutir.
Hoje é o tempo de fazer o melhor.
Trabalhe com alegria.
O preguiçoso, ainda mesmo quando se mostre num
Pedestal de ouro maciço é um cadáver que pensa.
Faça o bem quanto possa.
Cada criatura transita entre as próprias criações.
Valorize os minutos.
Tudo volta, com exceção da hora perdida.
Aprenda a obedecer no culto das próprias obrigações.
Se você não acredita na disciplina, observe um carro sem freio.
Estime a simplicidade.
O luxo é o mausoléu dos que se avizinham da morte.
Perdoe sem condições.
Irritar-se é o melhor processo de perder.
Use a gentileza, mas, de modo especial dentro da própria casa.
Experimente atender aos familiares como você trata as visitas.
Em favor de sua paz conserve fidelidade a si mesmo.
Lembre-se de que, no dia do Calvário, a massa aplaudia a causa triunfante dos crucificadores, mas o Cristo solitário e vencido era a causa de Deus.



JJJJJJJJJJJJJJ

Equilibre-se
Se você é daquelas pessoas que tem dificuldade em equilibrar a vida pessoal e profissional, esse espaço é para você.
            A concorrência e o mercado têm exigido cada vez mais dos trabalhadores, deixando pouco tempo para ter uma vida pessoal decente. Não existe hora para a família, filhos ou fazer esporte. Tudo parece estar centrado num só tema: trabalho.

            Quando as mulheres começaram a entrar mais afincadamente no mercado de trabalho, obrigando os homens a dividir tarefas como tomar conta da casa ou ajudar os filhos, tudo se complicou. A família, os amigos e tudo o mais que realmente importa, passou a ser deixado de lado, o objetivo maior é ter. O tempo inteiro se corre atrás, mas não sabemos do que, exatamente.
            Veja a seguir os sintomas do desequilíbrio na sua vida:
            - A noite parece que nunca serve para descansar, acorda sempre cansado e desmotivado;
            - Começa a descarregar assuntos do trabalho quando chega em casa. A sua família começa a “pagar” pelo seu mau dia de trabalho;
            - A família reclama da falta de atenção;
- Não tem tempo nem para fazer exercício físico;
- Está tão cansado que as ideias na sua cabeça ficam demasiado confusas. Daí, fala coisas que não gostaria de falar, cala coisas que deveriam ser ditas;
- Já sonha com o próprio trabalho.
Saber os sintomas é importante para que consiga perceber se está realmente a entrar no campo do desequilíbrio. Entretanto, mais determinante que isso é saber como lidar com esse problema.
Devemos entender que o nosso dia-a-dia não deve ser deixado para ser mais equilibrado amanhã, mas sim hoje. Manter períodos de produtividade com outros de descanso é importante. A nossa cultura tende a valorizar quem trabalha muito e chamar de preguiçoso quem gosta de ter tempo para si. Isso está completamente errado. A sua vida é apenas uma e não deve ser desperdiçada pendendo apenas para um lado, devemos buscar um perfeito equilíbrio entre o ser e o ter.
Nesse espaço, vamos disponibilizar diariamente um texto, uma frase, uma poesia ou uma música que faça você retornar, nem que seja por alguns instantes, ao seu ponto de equilíbrio. Visando assim, um dia mais leve e harmonioso.
            (Texto adaptado de Washington Souza, mais de 10 anos de experiência com gestão.)
Departamento de Comunicação - GMDC






2 comentários:

  1. Quero parabenizar, pois o blog está de primeira e muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a iniciativa,o blog esta muito bom.

    ResponderExcluir