domingo, 3 de junho de 2012

Maternidade de Xerém será fechada




Para fugir da superlotação em algumas cidades da Baixada, gestantes estão procurando atendimento longe de casa. Moradora do Lote XV, em Belford Roxo, Juciara dos Santos, de 43 anos, decidiu levar a filha Jéssica, de 21, à Maternidade de Xerém para dar à luz o primogênito.
- Em Belford Roxo, é muito difícil conseguir vaga. Mas aqui em Xerém tinha barata até embaixo das camas. Havia funcionários, mas não tinha material de limpeza. Desde o pré-natal dela, já me estressava. Chegávamos às 7h e só saíamos às 14h.
Outra paciente do Lote XV, Natália Oliveira, de 23 anos, grávida de seis meses, também faz o pré-natal em Xerém. Mas ela quer ter o bebê no Hospital de Saracuruna:
- No início da gravidez, passei mal e não gostei do atendimento. É muito cheio e eles não têm muito cuidado.
Com duas maternidades municipais e uma estadual, Caxias também sofreu com as consequências do fechamento das maternidades de Nova Iguaçu. A Secretaria de Saúde do município registrou aumento de 20% no número de gestantes de outras cidades atendidas nas maternidades de Xerém e do Hospital Dr. Moacyr do Carmo.
O secretário de Saúde de Caxias, Danilo Gomes, atribui a lotação da unidade de Xerém e as condições de hi$à estrutura do prédio:
- A maternidade de Xerém vai fechar. É um prédio tão antigo que nem pensamos em reforma. Vamos construir uma unidade nova com cem leitos.
A nova maternidade, afirma, está sendo erguida em Santa Cruz da Serra e será inaugrada até dezembro.


Maternidade de Xerém vai ser fechada

Nenhum comentário:

Postar um comentário