quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Blitz de educação no trânsito

           Estamos na semana do trânsito que é realizada do dia 18/09 à 25/09. Desta forma a Guarda municipal de duque de Caxias, em parceria com a SETRANSDUC, tem como objetivo cumprir com o tema da campanha que é: “ Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/ 2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas.” O tema é constituído por 5 pilares. Dentro destes, optou-se por trabalhar com " Comportamento e Segurança dos Usuários", por ser o que melhor se adapta à realidade de nosso município.


Faixa de incentivo ao respeito pela vida.

De acordo com as estatísticas, cerca de metade das vítimas fatais em acidentes com veículos automotores são pedestres e ciclistas, sendo a maioria destes  crianças e idosos.
O objetivo da Guarda Municipal é conscientizar os condutores e pedestres sobre a importância da utilização segura das vias Municipais, fornecendo informações referentes ao código de Trânsito Brasileiro de forma clara e objetiva.


Guardas Municipais  entregando aos condutores o material educativo


A mensagem da Guarda Municipal foi passada aos cidadãos durante abordagens tanto de pedestres quanto de condutores de veículos, nos cruzamentos das principais vias do centro do município. Houve distribuição de material educativo, falando da educação do trânsito de acordo com o Artigo 74 do CTB, que diz: “ A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito. "


Condutores apoiando a campanha
O dia 23/09 foi escolhido para a realização da Blitz de educação do trânsito, pois neste dia é celebrado 14 anos do Código de Trânsito Brasileiro, segundo a lei 9503 de 1997. 


Alguns depoimentos.

Pergunta: O que você está achando da Blitz de educação no trânsito?

Katia Oliveira – 43 anos, moradora de Duque de Caxias.
“Acho que teria que fazer sempre, pois assim diminuiria os índices de acidente. “

Ana Cristina – 46 anos, moradora de Duque de Caxias.
“É muito interessante, pois está educando os cidadãos.”

Arlindo da Silva - 56 anos, morador de Duque de Caxias.
“ Precisamos disso em Caxias para os pedestres e motorista, terem mais cuidados, pois são vidas que estão sendo arriscadas. Por imprudência de indivíduos que muita das vezes possuem pouca orientação.Essa atitude é um beneficio para nós mesmos.”



Texto: Giselle Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário